sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mario Felipe Pedreira o "Onça"

Mário Filipe Pedreira ou simplesmente Onça é natural de SantaLuz, estado da Bahia. O ex-atleta jogou 164 vezes com a camisa do Fla entre os anos de 1968 e 1971.
Considerado um dos defensores mais habilidosos e raçudos daquele período, Onça marcou época como quarto zagueiro de um time formado por nomes como Zanata e o atacante folclórico Fio Maravilha.
Antes de chegar ao Flamengo jogou no Fluminense de Feira onde deu ao Touro do Sertão o então inédito título baiano. No time de Feira de SantanaOnça jogou ao lado de Mundinho, pai do zagueiroJúnior Baiano.
Onça foi muito festejado pela torcida durante os anos que esteve no Flamengo e na temporada em que encerrou a carreira pelo Sergipe F.C foi homenageado com uma partida amistosa. Ocasião em que o rubro-negro carioca venceu por 3 a 1.
Como treinador o ex-zagueiro treinou o time da pequena Caldas do Jorro no estado da Bahia e o Serrinha F.C. Atualmente com 64 anos Onça não mais trabalha com futebol e enfrenta além de problemas financeiros, aquele que atualmente o seu principal adversário: O mal de alzheimer.




6 comentários:

  1. Vi, e muitas vezes, no Maracanã, este grande e talentoso Onça, dando shows em cima dos adversários. Infelizmente, o encontrei em Santaluz, em estado que fiquei chocado com o que vi. São coisas da vida, infelizmente. Mas nossa terrinha está de parabens, por nos ter dado jogaores do porte do inesquecivel ONÇA. Damião, irmão de Coia, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. BASTINHO PRODUÇÕES

    Desde ja parabenizo ao povo dessa cidade por contarem com um ícone do futebol brasileiro que deixou suas marcas no maior estádio brasileiro, levando o nome da cidade de Santa Luz, eu como conterraneo ja vive e vivo isso com alguns jogadores tucanenses, mas em nome do povo tucanense venho agradecer essa figura importante para nos, pois em 1995 a seleção de Tucano chegou a final graças ao seu belissímo trabalho. Obrigado Mario Felipe Pedreira "onça" pelo seu trabalho desempenhado em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Escribo dende Galicia, Espanha, segundo me dixeron cando era meniño, o xogador Onça casou con miña prima, filla de meu tio emigrado, Herminio Fernandez Muiños, os apelidos da miña prima eran Capriglione Muiños, gostaria moito de contactar con esta familia, fai moitos anos que se perdeu contacto...

    ResponderExcluir
  4. Amo minha cidade em que eu nasci cidade linda, Amiga e hospitaleira

    ResponderExcluir
  5. Não o conhecir pessoalmente mas ouvir falar muito do atleta e treinador onça através de um jogador treinado por ele Reginaldo Barreto, popular sapecado do destrito de salgadalha que também já se foi! Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir