A informação que nós temos é que em 1969, Santa Luz era escrita assim: SANTA LUZ, mas neste mesmo ano o Prefeito Petronilho Evangelista dos Santos, junto a Câmara de Vereadores, resolveram decretar e autorizar que o nome de Santa Luz fosse escrito pegado, porque gerava uma confusão danada, uns escreviam junto e muitos escreviam separado, então a partir dessa data Santa Luz passou a ser escrita junta.
O Município de Santa Luz (cuja grafia correta) segundo a Academia Brasileira de Letra é separada, é Santa Luz. Segundo o Quadro Demonstrativo Analítico e Sintético da Evolução do Município enviado pela Fundação dos Municípios do Norte e Nordeste do Brasil.
Postei isso, porque há algum tempo atrás na Comunidade Santa Luz-Bahia, teve um pequeno debate e o foco da discussão foi esse assunto.
Durante a gestão do ex-prefeito Joelcio Martins, um projeto de lei de autoria do então vereador Eliude dos Santos Reis, foi aprovado pela câmara e sancionado pelo então prefeito, Joélcio Martins, a referida lei altera o topônimo de Santaluz para Santa Luz, portanto, o topônimo atual é Santa Luz e não Santaluz, resta à Câmara de Vereadores enviar a informação ao IBGE, o que nunca foi feito.
ResponderExcluirInformação importante. Obrigado.
ResponderExcluir